Resenha Crítica dos capítulos iniciais de “Idea” de Erwin Panofsky - Disciplina "História da Arte, da Arquitetura e da Cidade Antiga e Medieval"

 

Imagem 1 produzida e refinada por meio de Inteligência Artificial (IA)

    Primeiramente, gostaria de iniciar esse registro destacando o uso de IA para desenvolver imagens relacionadas com o conteúdo do material*. Utilizei de um prompt relacionado com a resenha, produzi e trabalhei utilizando inteligências artificiais.

    *A produções da imagens foram feitas posteriormente, entre o segundo e terceiro períodos.

    O trabalho registrado nesse post é uma resenha crítica desenvolvida no primeiro período do curso na disciplina: História da Arte, da Arquitetura e da Cidade Antiga e Medieval (ACR016). A proposta de avaliação do professor possibilitava recorrer a três tipos de trabalhos, uma produção de slides para consulta feito em grupo, um dossiê de desenho ou uma resenha crítica de um livro que permeasse o tema da disciplina, o escolhido no meu caso. O livro em análise são os 2 primeiros capítulos de Idea do Erwin Panofsky.

Acesso à resenha clicando aqui.

Resumo da Resenha

O texto a seguir é uma crítica sucinta dos três primeiros capítulos do livro Idea: uma contribuição para a história das ideias na história da arte de Erwin Panofsky.  Os três primeiros capítulos são um introdutório e os dois subsequentes sobre o desenvolvimento da concepção de arte, ideia e a relação entre ambos entre si e com o indivíduo.  O segundo é sobre a Antiguidade e o terceiro capítulo é sobre a Idade Média. O autor explica, relaciona e crítica as obras de filósofos que pensam as belas-artes através desses espectros e contextos temporais. Com o viés neoplatônico, é expressiva a relação que Panofsky estabelece entre Platão e outros pensadores como Cícero, Sêneca, Aristóteles, Agostinho de Hipona entre outros. Apesar de desenvolver cronologicamente o texto, ele constante correlaciona os pensadores da arte. Por ele é relacionada as ideias de forma, modelo, representação, crítica, o juízo de valor, origem, natureza, ideal.

Palavras-chaves:  arte; belas-artes; estética; Antiguidade; Idade-Média; Platão; artista; representação; Panosky; crítica.

Imagem 2 produzida e refinada por meio de Inteligência Artificial (IA)




Postagens mais visitadas